O dia mais importante e aguardado da semana finalmente chegou. Os dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos ditaram as movimentações do mercado hoje — o aumento da cautela no exterior refletiu na bolsa brasileira.
Em um pregão marcado por volatilidade, o Ibovespa terminou a sessão em queda de 0,15%, aos 130.648 pontos.
O dólar seguiu perdendo força e fechou a R$ 4,8752, com recuo de 0,34%, no mercado à vista.
Por aqui, o IPCA de dezembro acelerou alta a 0,56%, acima das projeções do mercado. No acumulado de 2023, a inflação avançou 4,62%, maior que as expectativas. O indicador, porém, ficou abaixo do teto da meta de inflação do Banco Central, de 4,75% no ano pela primeira vez desde 2020.
Lá fora, é o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos acelerou 3,4%, ante 3,2% esperado, na base anual.
O dado levemente mais forte que o previsto calibrou as expectativas dos investidores sobre a política monetária a ser adotada pelo Federal Reserve (Fed) nas próximas reuniões, com a possibilidade para a manutenção dos juros restritivos por mais tempo e início do ciclo de cortes mais distante.
Amanhã (12) será dada a largada da temporada de balanço do quarto trimestre de 2023 nos Estados Unidos, com os resultados dos bancos Wells Fargo, JP Morgan e Bank of America. Na agenda também está prevista a divulgação do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês).
Confira o que movimentou os mercados nesta quinta-feira (11).