Artistas de Ribeirão Preto realizam na próxima sexta-feira, dia 12, um cortejo artístico, a partir das 16 horas, com concentração em frente ao Theatro Pedro II, em homenagem à artista circense e cicloativista Julieta Hernández, conhecida como “Miss Jujuba”. Estão previstas várias manifestações culturais, como apresentações de bonecos, palhaçarias, exibição de uma canção escrita especialmente sua homenagem.
No mesmo dia, às 20 horas, acontece também uma “Bicicletada”, também saindo da esplanada do teatro. Julieta viajava de bicicleta pelo Brasil desde 2016 e foi brutalmente agredida e assassinada, em Presidente Figueiredo, no Amazonas, enquanto viajava de volta à Venezuela para passar as festas com a família. Desaparecida desde 23 de dezembro, o corpo de Julieta só foi encontrado no último dia (5) em uma zona de mata do município.
Em sua memória, várias cidades brasileiras e também do exterior confirmaram manifestações. “Essa é mais uma brutalidade contra a mulher, que vitimou essa artista tão singular, que só levava amor e arte por onde passada. Essa é mais uma barbárie que atinge as mulheres diariamente”, protesta Arthur Diniz, um dos artistas que organiza o cortejo cultural.
“Não podemos aceitar esse tipo de violência contra a mulher. Julieta Hernández é um exemplo incrível de dedicação à arte popular, ao circo e da liberdade feminina. Ela achou uma maneira muito particular de festejar a cultura, andando de bicicleta pelo país como Miss Jujuba”, salienta Diniz.
Bicicletada– O clicoturista Renato Rodrigues Pereira, que colabora com “Bicicletada”, que acontece nesta sexta, dia 12, a partir das 20 horas, com concentração na esplanada do Pedro II, destaca que os ciclistas viajam o mundo, muitas vezes quando passam pelo Brasil, enfrentam vários problemas.
“O que aconteceu com Julieta Hernández, essa artista tão incrível, tão maravilhosa, que pedalava por amor e por sua arte, é o exemplo do que não deveria acontecer com os ciclistas. Enfrentamos muitos problemas circulando pelos Brasil. Vamos transformar este caso terrível em energia e mostrar a força do ciclismo e exigir, especialmente, a garantia de direitos para que a gente continue circulando seja por onde for com segurança”, defende Renato Pereira.
Serviço: Cortejo Artístico
Dia 12, a partir das 16 horas
Concentração: Esplanada do Theatro Pedro II
Bicicletada: à partir das 20 horas
Concentração: Esplanada do Theatro Pedro II