A Secretaria da Saúde de Brodowski, na região de Ribeirão Preto, investiga a morte de uma criança de apenas 7 anos por dengue hemorrágica. A vítima estava internada no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
A cidade está em alerta por causa da doença, já que foram confirmados mais de 759 casos da doença em 2023. Já em 2024, Brodowski teve 128 notificações de casos suspeitos de dengue e 125 casos confirmados – a cidade tem 25,2 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística).
“É um momento de alerta, é um momento de emergência. Estamos com números altíssimos da doença”, disse o secretário da Saúde de Brodowski, Roberto Lopes, em entrevista à EPTV. A cidade realiza uma força tarefa para combater focos da doença.
Investigação
De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, a morte da criança é investigada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto.
“A pasta realiza permanentemente ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, dando apoio aos municípios, que são os responsáveis pelo trabalho de campo para a prevenção à doença”, informa.
A pasta lembra que a dengue é uma doença sazonal e que o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são:
- deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulem água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.
VEJA TAMBÉM
Saerp alerta para falta d’água em cinco bairros de Ribeirão até o início da noite
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.