Indicado de Macron é o mais jovem primeiro-ministro da França

Author:


Faltando apenas 200 dias para as Olimpíadas de Paris e com as eleições para o parlamento se aproximando, o atual governo francês vem realizando uma maratona para suavizar sua imagem.

Nesta terça-feira (9), o presidente Emmanuel Macron nomeou Gabriel Attal como o novo primeiro-ministro do país. A decisão ocorre após a renúncia de Elisabeth Borne na segunda-feira (8).

Attal, que até então ocupava o cargo de ministro da Educação, é a pessoa mais jovem a ocupar o cargo, aos 34 anos, e também é o primeiro abertamente gay.

O novo primeiro-ministro terá como principal tarefa trazer fôlego para o segundo mandato de Macron, após uma série de medidas impopulares em 2023. 

“Sei que posso contar com a sua energia e o seu compromisso para implementar o projeto de rearmamento e regeneração que anunciei”, disse Macron no X (antigo Twitter) sobre Gabriel Attal.

VEJA TAMBÉM: ‘PIX’ DO MICKEY? ENTENDA POR QUE VOCÊ DEVERIA INVESTIR NAS AÇÕES DA DISNEY (DISB34)

Renovação: o que explica a nomeação de Gabriel Attal?

Durante as declarações no Ano-Novo, o presidente da França já havia sinalizado seu desejo em realizar uma reforma industrial, econômica e social no país.

A tentativa de Macron de dar novos ares para o governo vem em meio a uma série de perdas. O presidente francês enfrentou um 2023 turbulento, com protestos em massa contra a reforma das pensões, tumultos urbanos e uma derrota na alteração da lei de imigração.

Além disso, no mês passado, o ministro da Saúde, Aurélien Rousseau, saiu do governo em protesto.

Agora, com as eleições de junho se aproximando, o presidente tenta fortalecer seu partido de centro. Vale lembrar que, em 2022, logo após ser reeleito, Emmanuel Macron perdeu a maioria parlamentar.

Atualmente, segundo pesquisas do portal Politico, o índice de desaprovação de Macron é de 68%. Já sua coalizão está cerca de 10 pontos atrás do Rally Nacional, de extrema direita, nas pesquisas eleitorais europeias.

Quem é o novo primeiro-ministro da França, Gabriel Attal?

O atual primeiro-ministro iniciou a ascensão política em 2016, ao deixar o Partido Socialista para apoiar a candidatura presidencial de Macron. 

Em 2017, foi eleito para o parlamento e, desde 2018, ocupa cargos no governo. Desde julho de 2022, Gabriel Attal atuava como ministro da Educação.

Durante sua gestão no ministério, determinou a proibição de túnicas, usadas por algumas mulheres muçulmanas, nas escolas. Ele também anunciou uma série de medidas para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. 

Agora ele se torna o quarto chefe de governo a tomar posse durante a presidência de Emmanuel Macron.

Gabriel Attal também vem chamando atenção nas pesquisas políticas da França. Ele passou a ser incluído nas avaliações para as disputas presidenciais, ficando na posição de segunda melhor escolha do campo pró-Macron para 2027.

*Com informações da CNBC, CNN  e Politico



Source link

Leave a Reply