Uma ocorrência policial terminou em tragédia na cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina, na noite do último domingo, dia 07 de janeiro.
A Polícia Militar foi acionada para conter um homem em aparente surto psicótico o qual, armado com uma faca, ameaçava ferir populares e atentar contra a própria vida.
Diante do caos instalado, a Polícia Militar foi acionada e compareceu à rua Harry Wruck, no bairro Fortaleza. Por lá, os agentes se depararam com populares tentando conter o homem, notadamente enfurecido e em aparente surto psiquiátrico.
Os policiais militares deram ordens de rendição ao homem, o qual as desobedeceu. Com efeito, os agentes tiveram que recorrer a técnicas de imobilização, prendendo-o no compartimento de condução instalado dentro da viatura policial.
Ocorre que, dentro da viatura, o homem continuou apresentando riscos para a própria vida, razão pela qual o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – foi acionado para prestar socorro médico.
Em determinado momento, o homem perdeu a consciência no interior da viatura policial, contexto em que os socorristas do Samu atestaram o seu óbito. Equipes da Polícia Civil foram acionadas para os trabalhos periciais, e o caso segue sob investigação.
Ele chegou a danificar uma das viaturas da Polícia Militar enviada ao local, quebrando o revestimento do compartimento de condução dos presos e promovendo avarias nas laterais do automóvel.
Conforme consta do histórico policial, o homem apresentava comportamento irritado, proferindo frases pouco articuladas e desconexas. Inclusive, o surto psicótico gerou ferimentos em pelo menos duas pessoas.
Um homem de 35 anos, em depoimento, alegou que, ao defender uma pessoa idosa, sofreu um ferimento superficial em um dos braços. Outro homem, de 47 anos, machucou um dos joelhos quando tentou conter o ataque de raiva do paciente psiquiátrico dentro de um bar.