Antônio La Selva não tem limites e desta vez foi Lucinda que pagou caro por sua ira e sede de poder. Após ser preso por causa do sequestro de Aline, o rei da soja, jurou que se vingaria de Marino e contratou um assassino para tirar a vida de Lucinda.
A vingança será colocada em prática e a esposa do delegado vai levar um tiro na cabeça e ficará entre a vida e a morte para o desespero de Marino.
Após ser vítima do atentado, Lucinda será resgatada com vida e encaminhada para um hospital, após passar por uma bateira de exames, Marino, Anely e os demais vão ser informados que o estado de saúde da dona da pousada é extremamente grave.
Lucinda será submetida a uma cirurgia e a família será avisada que o procedimento foi bem-sucedido, contudo, ela permanecerá em coma profundo.
Diante desta situação, Marino perderá a cabeça e buscará por Antônio La Selva, o delegado vai prometer que acabará com a vida do rei da soja caso Lucinda não sobreviva.
Haverá uma passagem do tempo no folhetim e em uma cena de cortar o coração, Christian irá conversar com a mãe e a pedirá para que ela acorde no dia de seu aniversário.
Como em um milagre, Lucinda abrirá os olhos diante de seu filho, a cena está prevista para ir ao ar no dia 17 de janeiro, ou seja, em um dos últimos capítulos de Terra e Paixão.
Por fim o atirador será preso e confessará que foi Antônio La Selva que encomendou a morte de Lucinda. Existe a possibilidade que Marino e Lucinda sejam agraciados com um filho no final da trama e que sejam felizes para sempre.