Um levantamento realizado pelo Observatório Nacional dos Direitos Humanos mostrou que, entre 2018 e julho de 2023, o número de pessoas em situação de rua (PSR) cadastradas no Cadastro Único quase dobrou.
Em 2018, o registro aponta que existiam 116 mil pessoas nessa situação. Já em 2023, são mais de 221 mil PSR.
De acordo com os dados, da plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a cidade de São Paulo é a que mais possui pessoas em situação de rua no Brasil, com 54.812 pessoas nesta situação.
Em Ribeirão Preto, de acordo com os dados, 0,068% da população vive nas ruas da cidade, cerca de 526 pessoas.
Cidades com mais pessoas em situação de rua
No ranking das dez cidades com maior concentração de PSR, Campinas é a única cidade do interior do estado que aparece no ranking. O município ocupa o 9º lugar da lista, com 2.324 pessoas em situação de rua, até julho de 2023.
Todos os municípios com maior número de pessoas em situação de rua concentram juntos 51,5% da população do país. Veja a lista:
Só a cidade de São Paulo concentra uma quantidade de pessoas em situação de rua maior do que a população total de 89% dos municípios brasileiros. O Distrito Federal é a unidade da federação com maior percentual de pessoas em situação de rua em relação à população total.
Qual é o perfil da população em situação de rua no país?
Ainda de acordo com os dados do Cadastro Único, em 2023, o perfil era majoritariamente masculino (88%), de pessoas negras (68%, somando pardas, 50%, e pretas, 18%) e em idade adulta (57% tinham entre 30 e 49 anos).
Os principais motivos apontados para a situação de rua foram os problemas familiares (44%), seguidos do desemprego (38%) e do alcoolismo e/ou uso de drogas (28%).
Fonte: ObservaDH
VEJA TAMBÉM
Catedral de Ribeirão manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti, alvo de CPI
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
LEIA MAIS
Filé de frango ao molho branco: faça essa receita especial