No terceiro pregão do ano, os investidores seguiram ajustando as expectativas com a divulgação de dados econômicos nas principais economia do mundo. A bolsa brasileira acompanhou a cautela.
O Ibovespa fechou em queda de 1,21%, aos 131.225 pontos. Já o dólar terminou o dia a R$ 4,9079, com recuo de 0,15%, no mercado à vista.
Por aqui, a agenda foi mais esvaziada. Logo, as atenções continuaram voltadas ao exterior.
Lá fora, a ata da última reunião de 2023 do Federal Reserve, divulgada na quarta-feira (03), reforçou que o ambiente ainda é de cautela.
Os cortes na taxa de juros nos Estados Unidos devem acontecer, mas sem perspectiva de quando o afrouxamento terá início.
Hoje, novos dados contribuíram para a perspectiva de que a economia norte-americana continua aquecida.
Entre eles, o relatório ADP, que retrata o mercado de trabalho no setor privado, apontou a criação de 164 mil vagas em dezembro, acima do previsto.
Além disso, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto, que engloba os setores de serviços e indústria, avançou a 50,9 em dezembro, ante 50,7 em novembro, segundo a leitura final divulgada pela S&P Global.
Agora, os olhos — e a preocupação — dos investidores se voltam para o relatório oficial do mercado de trabalho, o payroll, que será divulgado amanhã.
Confira a seguir o que movimentou os mercados nesta quinta-feira (4).