Uma palestra sobre crimes sexuais levou a denúncia contra um homem suspeito de abusos contra, pelo menos, cinco crianças. A primeira a denunciar o caso foi uma criança de 11 anos.
O caso aconteceu no município de Mineiros, sudoeste de Goiás. Todas as vítimas, segundo as investigações, são meninas e foram abusadas pelo mesmo homem, que se aproveitava da proximidade com as famílias das vítimas.
A primeira vítima a denunciar o caso havia assistido uma palestra educacional sobre abusos sexuais. Durante a palestra, a criança foi informada sobre o que são crimes sexuais e a importância de denunciar.
Ao chegar em casa, procurou os pais e relatou os crimes. Os pais da criança procuraram a polícia, que começou as investigações. Infelizmente, uma irmã da primeira vítima também havia sido abusada.
As investigações ainda identificaram mais três vítimas, que não tinham qualquer relação entre si. Todas as crianças foram abusadas pelo mesmo homem, que não teve o nome revelado pela polícia.
O delegado Júlio César Arana, a frente do caso, deu algumas informações. “O autor com todas as vítimas se aproveitou da amizade e proximidade com os pais das vítimas para praticar os crimes”, explicou.
A educação sexual engloba não apenas lições sobre a própria sexualidade e a segurança sexual, mas também sobre consentimento e sobre toda e qualquer forma de constrangimento ilegal que atinge a integridade sexual.
Muitas crianças são vítimas de crimes sem nem ao mesmo saber que estão sendo violentadas. Nesses casos, a informação é ainda mais valiosa porque também ensina a quem a criança deve pedir socorro.