Os anos 90 foram excelentes para a indústria cinematográfica. Grandes sucessos foram lançados. Filmes que estão na memória das pessoas até hoje. Um dos mais lembrados e repetidos na TV é com certeza “Titanic” com o galã Leonardo DiCaprio. O filme com o maior número de vitórias no Oscar, totalizando 11.
Para aqueles que desejam relembrar os filmes, fizemos uma lista com os maiores sucessos dos anos 90. Confira!
Ghost in the Shell
“Ghost in the Shell” é uma franquia de mídia cyberpunk japonesa baseada na série de mangá seinen de mesmo nome escrita e ilustrada por Masamune Shirow.
A animação japonesa “Ghost in the Shell” foi lançada em 1995 e dirigida por Mamoru Oshii. A história se passa em um futuro distante, onde a major Motoko Kusanagi, membro do Setor 9, uma divisão do governo japonês voltada para ações de contraterrorismo cibernético, investiga e tenta deter o hacker conhecido como “Mestre dos Fantoches”, que vem roubando importantes segredos de estado através da invasão digital.
O filme é considerado um divisor de águas para a indústria dos animes no cinema e para o próprio gênero de futuro distópico.
Fargo
“Fargo” é um filme de 1996 dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen. A história se passa em Fargo, Dakota do Norte, em 1987.
O gerente de uma revendedora de automóveis, interpretado por William H. Macy, elabora o sequestro da própria esposa e faz um acordo com dois marginais para receber dinheiro.
No entanto, uma série de acontecimentos não previstos cria logo de início um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida, interpretada por Frances McDormand, tenta elucidar o caso, que continua provocando mais mortes.
“Fargo” é uma mistura de drama, suspense e comédia, e foi aclamado pela crítica, recebendo sete indicações ao Oscar e vencendo duas categorias.
Titanic
“Titanic” é um drama e romance lançado em 1997, dirigido por James Cameron. O filme conta a história de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um jovem aventureiro que ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic em uma mesa de jogo.
No navio, ele conhece Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon.
Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Jack e Rose se apaixonam, mas a situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.
O filme tem duração de 3 horas e 14 minutos e foi lançado em 16 de janeiro de 1998. O longa foi vencedor do Oscar levando 11 estatuetas.
Independence Day
“Independence Day” é um filme de ficção científica de 1996 dirigido por Roland Emmerich e estrelado por Will Smith, Bill Pullman e Jeff Goldblum.
A história começa quando os sistemas de comunicação do mundo inteiro se transformam em um caos devido a uma estranha interferência atmosférica. O mundo fica sabendo que enormes objetos estão em curso de colisão com a Terra. Inicialmente, imagina-se que se tratam de meteoros, mas logo se revela ser na verdade uma imensa nave espacial pilotada por alienígenas.
Após frustradas tentativas de se comunicar com os extraterrestres, um técnico em comunicação descobre que os seres do espaço estão usando os satélites terrestres para se comunicarem e iniciarem em menos de um dia um ataque conjunto nas principais cidades do planeta.
No dia 3 de julho, o ataque alienígena começa de forma esmagadora e nem armas nucleares conseguem destruir a blindagem protetora. Mas no dia 4 de julho surge a possibilidade de vencer o invasor e nesta hora todas as nações precisam se unir, pois está em jogo a existência da raça humana.
“Independence Day” também é um dos filmes mais repetidos na TV. Atualmente está disponível para streaming no Star+.
Um Sonho de Liberdade
Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, é condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine.
Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. Juntos, eles vão descobrir que nada é mais importante do que a liberdade.
“Um Sonho de Liberdade” foi indicado ao Oscar em 1995. Infelizmente, ele não ganhou o prêmio de Melhor Filme, que foi para “Forrest Gump – O Contador de Histórias”. O filme foi indicado a sete Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman) e Melhor Roteiro Adaptado, mas não ganhou nenhum prêmio da Academia.
A Bruxa de Blair
Três estudantes de cinema decidem fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente nas matas do estado de Maryland.
Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.
O filme foi dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sanchez, e estrelado por Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard .
“A Bruxa de Blair” foi lançado em 1999 e é considerado um dos primeiros filmes de terror do gênero “found footage”.
O Show de Truman
“O Show de Truman” é um filme de comédia dramática lançado em 1998. A história gira em torno de Truman Burbank (Jim Carrey), que é a estrela de um programa de TV no estilo reality show, sem que ele tenha conhecimento.
O programa é transmitido ao vivo e acompanha a vida de Truman desde seu nascimento. Tudo é controlado, inclusive as condições climáticas.
O longa aborda inúmeras questões filosóficas e reflexões sobre a vida, a ética, as relações humanas, o que é real ou não, a liberdade e outros pontos relevantes.
Foi indicado a categorias do Oscar, mas não venceu, sendo um sucesso, porém, no Prêmio Globo de Ouro e no BAFTA.
Leia também | ‘As Five’: Globoplay confirma que série vai acabar
Forrest Gump
“Forrest Gump” foi dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks. O filme foi lançado em julho de 1994 e é baseado no livro homônimo de Winston Groom, publicado em 1986.
A trama gira em torno de Forrest Gump desde sua infância até a fase adulta. Forrest é um homem um tanto quanto limitado intelectualmente e que vive as mais incríveis situações.
Forrest é um menino que apresenta um modo diferente de enxergar o mundo e relacionar-se com as pessoas. Por conta disso, todos o apontam como um “idiota”. Apesar disso, ele sempre se considerou esperto e capaz, pois sua mãe o educou para ter autoconfiança e nunca deixar que os outros o convencessem de que ele era um inútil.
Assim, o garoto cresce cultivando seu “bom coração” e ingenuidade, e acaba envolvendo-se involuntariamente em momentos marcantes da história dos EUA.
Uma personagem importante também é Jenny (Robin Wright), seu grande amor. A jovem, que o conheceu ainda criança, teve uma infância complicada, o que se reflete em sua vida. O filme é um grande sucesso de crítica e alcançou diversos prêmios, um deles, o Oscar de melhor filme. Também ganhou como Melhor Diretor e Melhor Ator para Tom Hanks.