Confira quais são os primeiros países do mundo a comemorar o Ano Novo

Author:


Apesar de ser um momento aguardado por diversas pessoas ao redor do mundo, a chegada de um novo ano não é celebrada ao mesmo tempo em todos os lugares.

Isso acontece devido a Linha Internacional da Data, uma linha imaginária, situada no antimeridiano de Greenwich, que serve para marcar a mudança de data entre um dia e o outro.

rifa solidaria ajuda animais ganhar ribeirao preto

Primeiros países no mundo a comemorar o Ano Novo

De acordo com a National Geographic, o primeiro lugar no mundo a se comemorar o Ano Novo é Kiritimati, uma das 33 ilhas que compõem a República de Kiribati, localizado no Pacífico Central.

Enquanto o país celebra a chegada do novo ano, no Brasil ainda são 8h do dia 31 de dezembro (horário de Brasília).

Isso acontece, pois em 1995, o governo local alterou o fuso horário do país para acabar com um problema. Acontece que, no mesmo território havia ilhas que estavam em dias diferentes.

“Esse é um desenvolvimento relativamente recente. Kiribati mudou a linha da data para que todas as suas ilhas observassem o mesmo dia e à mesma hora”, diz a National Geographic.

A Ilha Samoa (não confundir com Samoa Americana), próximo a Kiritimati, é o segundo local no mundo onde o novo ano começa.

Auckland, a cerca de uma hora de distância das duas ilhas, é a primeira metrópole a inaugurar o novo ano.

Último país a comemorar o Ano Novo

Os últimos lugares habitados para comemorar são as ilhas de Niue e Samoa Americana, no sudoeste de Kiribati, no Pacífico Sul.

No Brasil, enquanto acordamos para aproveitar o primeiro dia do novo ano, por volta das 8h (horário de Brasília), nesses locais a virada do ano terão acabado de acontecer.

 Um fato curioso é que até 2011, um dos últimos países a celebrar a virada do ano era Samoa, contudo, o país decidiu mudar seu fuso horário para se alinhar com os seus parceiros comerciais Austrália e Nova Zelândia.

“Com a mudança, Samoa ultrapassou a linha internacional de datas para se tornar um dos primeiros países a comemorar”, explica a National Geographic.

 

VEJA TAMBÉM

Réveillon na Paulista: Veja a programação completa da tradicional festa

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.

Leia mais

Calda de frutas vermelhas para o final do ano; veja como fazer





Source link

Leave a Reply