Novas imagens de uma câmera de segurança foram divulgadas, nesta quarta-feira (27), e mostram o momento em que a aeronave que caiu em uma praça na cidade de Jaboticabal, região de Ribeirão Preto, na manhã do último sábado (23), despenca com a parte da frente apontada para baixo.
O registro já foi entregue ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão que busca entender qual foi à causa do acidente. (veja o vídeo abaixo)
O local do acidente foi a Praça das Jabuticabeiras, no bairro Aparecida, em Jaboticabal. O monomotor saiu de Monte Alto-SP e foi até Fernandópolis-SP buscar quatro pessoas de uma mesma família.
Segundo testemunhas, após a queda, a aeronave pegou fogo. Quatro pessoas morreram na hora. Uma das vítimas chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas também morreu no local.
Temporal e excesso de passageiros
Ainda não se sabe quais foram as causas do acidente, no entanto, de acordo com o Cenipa, existe a hipótese de que o piloto tenha ficado desorientado devido ao mau tempo. Chovia forte no momento da queda.
Em entrevista a EPTV, o piloto de avião José Paulo Garcia, disse que além do temporal, o excesso de passageiros a bordo pode ter comprometido a atuação do piloto.
A aeronave em que as cinco pessoas estavam, era um monomotor RV-10, com capacidade para o piloto e outros três passageiros.
“Ela é homologada para quatro. Só tem quatro assentos e quatro cintos de segurança. Essa quinta pessoa que estava lá, estava solta. Se por exemplo, tivesse que fazer um pouso de emergência, o que que iria acontecer com essa pessoa na ‘pancada’? Iria ser arremessada, igual acontece com carro”, disse o piloto de avião.
O monomotor fabricado em 2012, era da categoria experimental, ou seja, era montado pelo próprio comprador e de uso exclusivamente particular. A aeronave estava regular com os registros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Não existe prazo para o fim das investigações, de acordo com o Cenipa. O livro de bordo e amostras de combustível da aeronave foram recolhidas para análise.
Vítimas
Segundo o apurado, o político e empresário Delcides Menezes Tiago, conhecido por Tiago da Ótica, tinha ido até Fernandópolis buscar alguns amigos para as festas de final de ano.
Na companhia de Tiago, que também era piloto e era o responsável pelo monomotor, estavam quatro pessoas de uma família – sendo uma criança. Veja todos os nomes logo abaixo:
- Delcides Menezes Tiago (conhecido como Tiago da Ótica), 65 anos – piloto
- Renata Garcia Nogueira (casada com Edson), 39 anos
- Edson da Silva Teles (casado com Renata), 42 anos
- Eduarda Garcia da Silva (sobrinha da Renata), 15 anos
- José Ricardo Nogueira Teles (criança, filho de Edson e Renata), 5 anos
(Com informações da EPTV)
VEJA TAMBÉM
Ribeirão tem evento com mais de 500 vagas de emprego e estágio; Veja quando
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
LEIA MAIS
Kits de apicultura são distribuídos a agricultores familiares no Sul de Minas