5 formas simples de construir “força emocional” no dia a dia

Author:


A “força emocional” é o nível de intensidade que você tem para lidar com adversidades que aparecem em sua vida. Algumas pessoas que trabalham com o autoconhecimento consegue não apensar se entender, mas ter condições e viver melhor e conquistar mais resiliência.

continua depois da publicidade

Estamos falando especificamente de inteligência emocional, que é um atributo, inclusive, bastante demandado pelo mercado de trabalho nos últimos anos. Agora, como é possível aperfeiçoá-la de maneira satisfatória para mudar comportamentos e vícios negativos na vida?

Existem formas simples e bastante efetivas de alcançar um bom estado de força emocional – e vamos explicar mais detalhes no decorrer da matéria. Aproveite a visita no site e explore outros conteúdos que publicamos por aqui, como dicas de estudo e notícias de concursos abertos.

Formas simples e efetivas de desenvolver a sua força emocional

1. Primeiro passo: invista no autoconhecimento

Antes de qualquer coisa, é necessário fazer um investimento de tempo ao olhar para si mesmo e identificar problemas que podem ser evitados. E isso somente é possível quando você passa a perceber os sentimentos como parte integrante e essencial de sua vida.

continua depois da publicidade

Em vez de abafar ou ofuscá-los, deixe que eles apareçam da maneira que surgem e compreenda o motivo por trás das suas sensações. Para que a estratégia se torme mais satisfatória, considere começar uma terapia psicológica com sessões semanais, pelo menos.

2. Evite a positividade tóxica

Nem sempre as coisas são boas – e devemos ter a honestidade de encarar os problemas pelo que realmente são. O otimismo é extremamente valioso e te ajuda a ver o lado positivo das coisas, mas usá-lo em qualquer situação apenas te priva do que está, de fato, acontecendo.

continua depois da publicidade

Encare os problemas assim como eles vieram em sua vida e reconheça quando você se sentir triste ou decepcionado com alguma situação. E isso também vale para relações sociais: fingir que uma atitude não te incomodou na amizade só naturaliza comportamentos tóxicos.

3. Como você encara elogios e críticas?

Você é inseguro a ponto de se sentir intimidado ao receber elogios? E as críticas, conseguem te impedir de evoluir? São pesos e medidas diferentes, mas ambos os contextos devem ser considerados para que você tenha uma força emocional mais resiliente e saudável.

Repita os elogios que você recebeu até você encare-os como realidade, sem que isso te coloque dentro de uma competição interna para superar aquilo que já está bom. Os elogios eram para ser leves antes de qualquer coisa.

 

continua depois da publicidade

Já as críticas devem ser encaradas como pontos de partida para fazer diferente. Nós não conseguimos evoluir apenas com acertos. Os erros estão aí para serem reconhecidos, vividos, experienciados e vistos como a gasolina necessária para seguir adiante e ser uma pessoa melhor.

4. Você guarda tudo para si?

Demonstrações de afeto estreitam laços e nós não precisamos encará-los como uma espécie de vulnerabilidade. Com o autoconhecimento, conseguimos perceber o lado bonito em compartilhar sentimentos, mesmo que não tenhamos o costume de fazer isso no dia a dia.

5. Recalculando rota…

A resiliência, palavra “bonita” que tomou conta das redes sociais nos últimos anos, não é um conceito inalcançável. Quando passamos por alguma adversidade, nós temos algumas escolhas. E as assertivas serão sempre aqueles em que podemos tirar grandes aprendizados.

Desista daquilo que não já faz mais sentido, porém persista quando o problema só for uma questão de “ajuste”. Saiba distinguir o que deve ser deixado de lado e o objetivo que precisa ser mantido. E você só consegue identificar essas questões a partir do autoconhecimento.

Compartilhe esse artigo



Source link

Leave a Reply