A autonomia continua sendo um dos maiores desafios para os carros elétricos. Em resposta a isso, fabricantes inovadoras, como a startup chinesa NIO, estão focadas no desenvolvimento de tecnologias de bateria mais avançadas e eficientes. Essas novas baterias visam proporcionar maior autonomia, melhorando significativamente a experiência de condução em viagens longas, justamente a nova proposta do sedã elétrico NIO ET7.
Novo sedã elétrico da NIO entrega uma autonomia de 1.044 km
Recentemente, William Li, cofundador e CEO da NIO, junto com a copiloto, fez uma viagem para testar pessoalmente a nova bateria de estado semissólido (SSB) de 150 kWh desenvolvida pela também chinesa WeLion.
O executivo dirigiu um sedã NIO ET7 atingindo um rendimento de 1.044 km sem parar para recarregar, finalizando o trajeto com 3% de carga restante da bateria. De acordo com dados do site CarNewsChina, a viagem de 14 horas com o sedã elétrico da NIO foi transmitida ao vivo online, começando na manhã de domingo, às 6h32, na estação de troca de baterias (PSS) em Xangai, chegando ao destino próximo de Xiamen.
Em 92% do tempo o sedã elétrico da NIO rodou pelo Navigate-on-Pilot+ (NOP+), o sistema de condução autônoma da NIO, com velocidade máxima limitada a 90 km/h. No relatório final, o tempo de viagem, sem levar em conta as paradas, foi de 12,4 horas, com velocidade média de 84,9 km/h, consumo de energia de 13,2 kWh/100 km e a temperatura ficou entre -2°C e 12°C.
A fabricante de bateria WeLion desenvolveu a SSB de 150 kWh que foi anunciada há quase 3 anos no NIODay, realizado em janeiro de 2021, quando o primeiro sedã elétrico da NIO, o ET7, foi lançado.
Nova bateria de estado semissólido custa algo em torno de US$ 40 mil
Em configuração cell-to-pack (bateria de célula única), a bateria instalada no sedã elétrico da NIO conta com uma densidade energética de 360 Wh/kfg, enquanto o pacote inteiro conta com uma densidade de 260 Wh/kg. A NIO declara um sistema de refrigeração seis vezes mais forte do que as baterias de carros elétricos convencionais.
O pacote completo de 150 kWh mede 2.062 mm de comprimento, 1,539 mm de largura e 186 mm de altura, pesando 575 kg, exatamente 20 kg a mais do que o pacote atual de 100 kWh da NIO. Segundo a montadora chinesa, a produção em série desta nova bateria começará em abril do próximo ano, entretanto, ela custará mais caro, a estimativa é de algo em torno de US$ 40 mil.
Em novembro a NIO e a Geely assinaram um acordo de cooperação relativo ao segmento de troca de baterias para veículos elétricos em Hangzhou. Antes disso, a holding, dona da marca Volvo, entre outras montadoras, anunciou a meta de 5 mil estações de troca de bateria até 2025.
Com foco em ampliar este tipo de serviço, que recebe o nome de BaaS, a colaboração trabalhará no desenvolvimento de padrões de troca de bateria, promoção e construção das estações propriamente ditas. Recentemente a NIO também fechou um acordo com a estatal Changan.
Futuramente, as estações de troca de baterias da NIO não servirão apenas para modelos de passageiros de várias marcas, como NIO, Changan e Geely, mas também servirão para veículos comerciais, e as estações de troca de bateria se tornarão infraestrutura pública na era dos carros elétricos inteligentes.
Simultaneamente, com o apoio de várias empresas, a troca de baterias se tornará o principal modo de reabastecimento de energia na indústria, a experiência de reabastecimento de energia dos usuários de elétricos será aprimorada e a estação de troca de bateria promete ser mais eficiente.
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