Atenção para sinal de diabetes que pode aparecer no pescoço

Author:


Os sintomas do diabetes nem sempre estão relacionados apenas à sede excessiva, fome, perda de peso, fraqueza intensa e sonolência. Há outro sinal da doença que costuma aparecer no pescoço.

Manchas escuras com textura aveludada no pescoço ou em outras partes do corpo são típicas da doença.

  🔥🔥 Lista Completa de Vagas em Ribeirão Preto-SP e Região | Estágios, Jovem Aprendiz e Home Office. Clique aqui: https://wp.me/pfMlyK-maM

Essas manchas são conhecidas como acantose nigricans, uma condição de pele caracterizada pelo escurecimento e espessamento da pele.

Embora a acantose nigricans não seja exclusivamente causada pelo diabetes, ela está frequentemente relacionada a distúrbios metabólicos, como resistência à insulina, que é um componente-chave do diabetes tipo 2.

Manchas escuras no pescoço podem alertar para diabetes

Créditos: Vikabest/DepositPhotos

Manchas escuras no pescoço podem alertar para diabetes

A resistência à insulina ocorre quando as células do corpo não respondem adequadamente à insulina, resultando em níveis elevados de glicose no sangue.

Isso pode desencadear o aumento da produção de insulina pelo organismo. A resistência à insulina e os níveis elevados de insulina podem contribuir para o desenvolvimento da acantose nigricans.

A pele parece mais espessa e de cor mais escura (do marrom ao preto) do que as áreas circundantes.

Essas manchas escuras associadas à acantose nigricans podem aparecer também em outras áreas de dobras como a axilas e virilha.

Outras causas da acantose nigricans

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além da resistência à insulina e diabetes, outras condições médicas e fatores também podem contribuir para o surgimento da acantose nigricans.

São exemplos: a obesidade, síndrome dos ovários policísticos (SOP), uso de certos medicamentos, doenças da tireoide e câncer do aparelho digestivo.

De acordo com a SBD, o tratamento consiste em encontrar a causa das lesões: obesidade, alterações endócrinas e uso de medicamentos etc. Se isso for feito, as lesões tendem a desaparecer gradativamente.

Quando não se encontra a causa, pode se prescrever despigmentantes e ureia para melhorar o aspecto da pele. Em alguns casos, o médico pode ainda indicar a dermoabrasão e o laser.





Source link

📢 Aviso Legal O site ismaelcolosi.com.br atua apenas como um canal de divulgação de oportunidades de emprego e não se responsabiliza pelo processo seletivo, contratação ou qualquer outra etapa relacionada às vagas publicadas. Todas as informações são de responsabilidade dos anunciantes. ⚠️ Atenção! Nunca pague por promessas de emprego nem compre cursos que garantam contratação. Desconfie de qualquer cobrança para participar de seleções.

Leave a Reply