Parece que as emissoras de televisão estão vivendo uma crise de novas ideias. O que está levando todas elas a apostar em remakes de histórias que já fizeram sucesso em outros anos. Por exemplo, a Globo vai estrear em janeiro o remake de Renascer. A HBO Max está produzindo uma versão para Dona Beja. E lá vem a Globo de novo com outro remake, agora de um sucesso dos anos 80, “Vale Tudo”.
Porém, a Vênus Platinada tem sentido na pele que remake nem sempre é um negócio. A nova versão de “Elas por Elas” vem sendo um fiasco de audiência.
Renascer (Globo)
A Globo está apostando suas fichas em Marcos Palmeira, vivendo o protagonista José Inocêncio. A emissora está acreditando que o autor Bruno Luperi fará sucesso com a nova versão da novela do seu avô Benedito Ruy Barbosa. A versão original de “Renascer” foi exibida na Globo em 1993.
O elenco também conta com Humberto Carrão, Antonio Calloni, Vladimir Brichta, Juliana Paes, Irandhir Santos, Sophie Charlotte e Rodrigo Simas.
O remake de Renascer estreia no dia 22 de janeiro, substituindo “Terra e Paixão”.
Vale Tudo (Globo)
A autora Manuela Dias (“Amor de Mãe”), foi escolhida para escrever o remake de “Vale Tudo”, que está sendo planejado para ir ao ar em 2025 na Globo.
“Vale Tudo” foi ao ar pela primeira vez em 1988. Naquela época o país parou para saber quem tinha matado a vilã da história Odete Roitman (Beatriz Segall). A primeira versão foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.
Beleza Fatal (HBO Max)
Existe um alento nessa história de remakes. Uma novela inédita da HBO Max. Beleza Fatal, estrelada por Camila Pitanga, Murilo Rosa e Camila Queiroz. A trama está sendo escrita por Raphael Montes com colaboração de Mariana Torres, Victor Atherino, Rafael Souza e Luiza Yabrudi. A direção artística de Maria de Médicis.
Quando criança, Sofia viu a mãe ser presa e morta injustamente por culpa de sua tia Lola (Camila Pitanga), uma mulher ambiciosa e sem escrúpulos. Sem rumo, a garota é acolhida pela amorosa família Paixão, que também se encontra no sofrimento devido a filha Rebeca, candidata a modelo, ter parado no hospital após uma cirurgia plástica malsucedida.
O responsável pela cirurgia foi Benjamin Argento (Caio Blat), um cirurgião plástico e herdeiro de um império de beleza. Sofia e sua nova família se unem na dor e na indignação contra os culpados pelas suas tragédias. Anos se passam. Já adulta, Sofia (Camila Queiroz) traça seu plano de vingança.
Segundo a HBO Max, a novela deve estrear no serviço de streaming em abril do ano que vem.
Leia também | Veja 6 filmes que vão estrear nos cinemas neste final de ano
Dona Beja (HBO Max)
Mas a HBO Max também resolveu entrar no mundo dos remakes e está produzindo a nova versão de Dona Beja. A trama é uma adaptação de dois livros: Dona Beja: A Feiticeira do Araxá, de Thomas Othon Leonardos (1906-1990), e A Vida Em Flor de Dona Beja, de Agripa Vasconcelos (1896-1969).
A novela conta a vida ousada de Ana Jacinta de São José, mulher que existiu na vida real e escandalizou a sociedade brasileira ao fundar um bordel e se prostituir aos olhos de todos.
Nos anos 80 a extinta TV Manchete lançou uma adaptação de Dona Beija estrelada por Maitê Proença. Na nova versão da HBO Max a personagem será interpretada por Grazi Massafera.
Também estão no elenco Bianca Bin, Othon Bastos, Elizabeth Savalla, Werner Schunemann, Roberto Bomtempo, Deborah Evelyn, Bukassa Kabengele, Indira Nascimento, Tuca Andrada, Isabela Garcia, Otávio Müller, Erika Januza, Thalma de Freitas, entre outros.