![](https://i0.wp.com/ismaelcolosi.com.br/wp-content/uploads/2023/11/NOVO-FOTO-DE-PERFIL-2024-530VOTOS-ELEICOES.png?ssl=1)
Em caso de dúvidas, é sempre importante seguir as instruções do fabricante ter cautela ao aquecer alimentos e líquidos no micro-ondas – iStock/Getty mages
Em meio à correria do dia a dia, o microondas pode se tornar um importante aliado na eterna batalha contra o relógio. Apesar disso, há uma série de coisas que não devem ir no interior do aparelho: seja porque podem danificá-lo e também porque afetam a sua saúde.
Confira abaixo alguns itens que não são próprios para uso no micro-ondas:
Recipientes de isopor (poliestireno expandido)
O isopor pode derreter no micro-ondas, liberando substâncias químicas nocivas. Use recipientes de vidro, cerâmica ou plástico resistente ao usar o aparelho.
Sacos de papel comum
Sacos de papel de pão ou sacolas de papel comum não são adequados para uso no micro-ondas, pois podem pegar fogo. Use apenas sacos de papel específicos para micro-ondas, se necessário.
Alimentos selados hermeticamente
Recipientes herméticos, como potes de vidro com tampa de rosca, podem criar pressão interna e explodir no micro-ondas. Solte a tampa ou use recipientes que não sejam completamente selados.
Alimentos com embalagens de alumínio
Alimentos pré-embalados com revestimento de alumínio, como algumas refeições congeladas, não devem ser aquecidos no micro-ondas, a menos que a embalagem indique o contrário.
Recipientes de metal
O metal reflete as ondas de micro-ondas, o que pode causar faíscas e incêndios. Nunca coloque objetos metálicos, como panelas, talheres, papel alumínio ou papel-manteiga com revestimento metálico, em seu interior.