Três lojas da rede de supermercados foram autuadas por furto de energia elétrica, o popular gato
Por: Adalberto Luque
Uma operação da Polícia Civil, em parceria com a CPFL Paulista (distribuidora de energia elétrica na região) flagrou, nesta quarta-feira (13), três lojas de uma rede de supermercados em Cajuru que estavam com irregularidades e foram autuadas por furto de energia elétrica.
Durante a operação de fiscalização, técnicos da CPFL constataram fraudes nas instalações elétricas das três lojas. O dono da rede de supermercados foi levado para a delegacia, onde foi autuado pelo crime de furto de energia elétrica.
Segundo a CPFL Paulista, os prejuízos causados pelo furto serão cobrados da empresa. “Os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores serão feitos pela companhia e repassados aos responsáveis pelas fraudes. As investigações serão conduzidas pelas autoridades policiais”, informou a empresa.
De acordo com a fornecedora de energia, as operações de investigação e inspeção são realizadas de forma permanente, em conjunto com a Polícia Civil, para coibir uma prática criminosa que onera a tarifa de energia para todos os clientes, além de piorar a qualidade do fornecimento e colocar em risco a vida da população.
“Vale lembrar que os atos de fraudar ou furtar energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, para todos os outros clientes. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica podem causar acidentes graves, até mesmo fatais”, conclui a CPFL Paulista.