
Criado em 1950 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para premiar os melhores projetos em diversas áreas culturais –como cinema, teatro, música e literatura –, a entrega do Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2023 aconteceu na terça-feira, 12 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, a capital paulista.
Na premiação de 2023, o vencedor na categoria “Incentivo à Leitura” foi o projeto de Ribeirão Preto, “Revitalização de Bibliotecas”, fruto da parceria entre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Usina Alta Mogiana, através das leis de incentivo fiscal (Proac ICMS e Proac Editais). No ano passado, a entidade também foi indicada à premiação na categoria “Mostras, Festivais, Mercados e Eventos Culturais”.
O projeto de revitalização de bibliotecas foi concluído no ano passado nas bibliotecas Emeb José Renato Nogueira Ambrósio (São José da Bela Vista), EE Professora Elza Miguel Francisco e Biblioteca Municipal Doutor. Carlos de Rezende Enout (em São Joaquim da Barra). As instituições receberam novos mobiliários, comunicação visual, brinquedos educativos, equipamentos e livros novos.
O acervo foi renovado de acordo com o perfil de leitores de cada local. No caso da Biblioteca Municipal o sistema de catalogação e atendimento foi modernizado. Para a gerente de gestão de pessoas da Usina Alta Mogiana, Vera Lúcia Martins Guedes, a premiação consolida uma ideia já pensada há muito tempo através da parceria com a Fundação do Livro e Leitura, que já tem dez anos de duração.
“Uma parceria de sucesso, que a cada dia se torna mais importante, pelo alcance que tem entre os jovens, beneficiados pelos projetos. Para nós, um exemplo e um case de sucesso da parceria entre a iniciativa privada e o poder público”, comenta.
A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, complementa que parcerias com a iniciativa privada criam um ambiente propício para o enriquecimento cultural da sociedade, proporcionando benefícios que ultrapassam o âmbito artístico. “Vencermos esse prêmio é uma prova de que estamos contribuindo significativamente para essa transformação social através do livro e da leitura”.
Ser a vencedora da premiação nesta categoria é para Dulce Neves “um reconhecimento tangível do compromisso dedicado e apaixonado pela promoção da leitura”. Para ela, o sentimento de dever cumprido se entrelaça com a alegria de ver um esforço coletivo materializado em uma indicação tão prestigiosa pela cultura nacional.
“Esse prêmio é uma celebração da dedicação incansável à causa da leitura e um estímulo para continuar avançando. São parcerias como essa com a Usina Mogiana que vão fazer do mundo um lugar melhor para todos”, complementa Dulce Neves.
Fundação do Livro e Leitura – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e, mais recentemente, propagadora de feiras no interior de São Paulo.
Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além das feiras, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura na região, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.