A hipertensão arterial (conhecida como pressão alta), ocorre quando a circulação do sangue exerce uma força muito grande contra a parede das artérias. Fazendo o coração precisa de muito mais força para fazer o sangue circular no corpo.
A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
É considerada hipertensão quando a pressão arterial apresenta valores iguais ou superiores a 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg).
Na maioria das vezes, o problema é herdado dos pais, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.
Causas
Há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
- Fumo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Estresse;
- Elevado consumo de sal;
- Níveis altos de colesterol;
- Falta de atividade física.
A pressão arterial de um indivíduo mantém-se constante durante o dia, podendo cair um pouco durante o sono ou subir com atividades físicas ou estresse.
Segundo o Ministério da Saúde, sabe-se que a incidência da pressão alta é maior na raça negra, em diabéticos, e aumenta com a idade.
Para você saber realmente se sua pressão está, a medição deve ser realizada em repouso, e para isso deve-se utilizar um aparelho próprio, o esfigmomanômetro.
Algumas mulheres no período da gravidez podem apresentar quadros de hipertensão, levando ao que chamamos de pré-eclâmpsia, que é quando a pressão mantém-se alta durante toda a gestação, podendo levar até à eclampsia, o que pode desencadear convulsões e ser até fatal.
Sintomas
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
É necessário medir a pressão regularmente sendo essa a única maneira de diagnosticar a hipertensão. A pessoa que estiver acima 20 anos de idade deve medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Leia também | 7 dicas importantes para você melhorar da gripe
Outros sintomas de hipertensão
- Sonolência;
- Dores na nuca;
- Zumbido no ouvido;
- Cansaço em excesso;
- Dores no peito;
- Sangramento nasal;
- Náuseas e vômitos.
Nestes casos, aconselhamos que você faça uma consulta com um cardiologista ou clínico geral.