O sabor e suculência inigualáveis da picanha brasileira conquistou o 1º lugar da lista de 100 melhores pratos do mundo. O ranking foi divulgado nesta terça-feira, 12, pelo guia TasteAtlas.
O tradicional corte de carne brasileiro recebeu a nota 4,75 de 5 possíveis em avaliações de usuários do site e ficou à frente do roti canai, da Malásia, e do phat kaphrao, da Tailândia.
Outras comidas brasileiras aparecem entre as 100 melhores: o vatapá ficou em 16º (nota 4,61), o escondidinho apareceu em 58º (4,52) e o tutu de feijão ocupou o 93º lugar (4,49).
O ranking do TasteAtlas é feita com base em votos de usuários do site e de um mecanismo que busca diferenciar votos legítimos e inválidos por meio do comportamento do usuário na internet.
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), apontam, que em 2022, a gastronomia foi o terceiro principal motivo da realização de viagens em todo o planeta.
A carne bovina brasileira é conhecida em todo o mundo e não é à toa. O Brasil produz 9,7 milhões de toneladas de carne bovina por ano e exporta cerca de 25% para centenas de países, seguindo os padrões mais rigorosos e de qualidade do mercado.
Avaliação dos melhores pratos do mundo
Para elaborar a lista dos melhores pratos do mundo, o TasteAtlas se baseou em mais de 395 mil (271.819 válidas) avaliações para quase 11 mil refeições.
O guia divulgou ainda o ranking das melhores cozinhas do mundo, com base na avaliação média dos 50 melhores pratos de cada país. A Itália ficou em 1º lugar devido a uma nota melhor dada à pizza. A cozinha brasileira ficou em 12º lugar.
Os 10 melhores pratos do mundo
- Picanha (Brasil)
- Roti canai (Malásia)
- Phat kaphrao (Tailândia)
- Pizza napolitana (Itália)
- Guotie (China)
- Khao soi (Tailândia)
- Butter Garlic Naan (Índia)
- Tangbao (China)
- Shashlik (Rússia)
- Phanaeng Curry (Tailândia)