Muitas pessoas podem achar estranho alguém ter alergia ao calor. Mas por incrível que possa parecer, isso pode acontecer.
Para muita gente, calor significa verão, sol, calor, natureza, água e roupa fresca! Ir à praia, piscina, clubes e etc. O sol é uma ótima fonte para suprir a carência da vitamina D, fundamental para o cálcio dos ossos.
Mas para algumas pessoas o calor não significa momentos de alegria. Qualquer pessoa de qualquer idade pode ter alergia ao calor. Porém, a alergia pode ser causada não pela à exposição solar como também pelo exercício físico intenso, pelo banho quente, pela ingestão de alimentos picantes. Outra causa também pode ser o estresse ou a ansiedade extrema.
Sintomas
Podem ser diversos os sintomas da alergia ao calor em adultos. No entanto, os mais comuns são:
- Coceira;
- Inchaço na pele;
- Queimação;
- Manchas vermelhas;
- Pequenos caroços.
Quando a alergia chega em um ponto crítico, a pessoa pode ter náuseas, diarreia, sentir dor abdominal, além de ter dificuldade para respirar e salivação.
É possível amenizar os sintomas na pele tomando um banho frio e compressão de água gelada.
Tratamento
O tratamento poderá ser feito com antialérgicos e pomadas que devem ser prescritas por um médico. Cuidado: a automedicação pode aumentar o problema.
Para que o verão não seja uma dor de cabeça na sua vida, ao sentir qualquer sintoma da alergia, procure um médico de confiança ou um dermatologista. O profissional poderá avaliar o seu estado de saúde e confirmar o diagnóstico.
Leia também | 7 hábitos que separam os ricos dos pobres
Casos raros
Existem casos raros, onde a alergia ao calor pode causar reações alérgicas mais graves, incluindo sintomas como dificuldade para respirar, inchaço nos lábios, mãos, pés, olhos ou garganta e queda da pressão arterial.
Esse tipo de alergia não tem cura. Porém, existe um tipo de tratamento que pode ajudar a aliviar os sintomas. O tratamento deve ser feito por orientação de um dermatologista, ou alergologista. O médico poderá incluir no tratamento o uso de medicamentos corticoides ou anti-alérgicos, como hidroxizina e cetirizina.
Se você suspeita que pode ter alergia ao calor, é recomendado consultar um dermatologista.