O British Council Brasil abriu inscrições para 500 bolsas de estudo em programa de formação continuada de alta qualidade voltado exclusivamente para professores de inglês que atuam na rede pública de ensino.

As inscrições para concorrer às bolsas estão abertas até 20 de dezembro e podem ser feitas aqui. Serão escolhidos profissionais conforme os critérios do edital publicado no site do programa.

Créditos: Pexels
British Council concede 500 bolsas a professores em cursos de inglês
O resultado da seleção para as 500 bolsas de estudo está previsto para ser publicado no dia 8 de janeiro no site do British Council Brasil e por meio de comunicação direta com os professores escolhidos.
Com foco em escolas de educação básica federais, estaduais ou municipais, o programa Teaching for Success tem como objetivo ajudar professores e formadores a aprimorar o desempenho didático e obter melhores resultados de aprendizagem.
Programa de inglês do British Council
O curso acontece de 19 de fevereiro a 29 de abril de 2024, em formato remoto e híbrido, com 80% de atividades assíncronas (que podem ser feitas em qualquer horário à escolha dos participantes) e 20% síncronas (em horário pré-determinado, incluindo encontros ao vivo no Zoom).
Ao todo, serão seis módulos sobre temáticas diversas. A carga horária corresponde a três horas de dedicação por módulo, além de um total de quatro horas de atividades no início e no fim do programa, totalizando 22 horas a serem cumpridas pelos participantes ao longo de 10 semanas.
Os seis módulos estarão focados em ampliar a compreensão sobre elementos-chave que apoiam o ensino e o aprendizado da língua inglesa. São eles:
- Fluência na fala (speaking);
- Vocabulário;
- Habilidades de compreensão oral (listening);
- Motivação no contexto de aprendizagem;
- Recursos pedagógicos;
- Resiliência e criatividade no uso de recursos mínimos para ensinar e aprender.
Programa sob medida
O Teaching for Success é uma iniciativa formativa personalizada para professores brasileiros que lecionam a língua inglesa.
O programa foi desenhado a partir do mapeamento de demandas de competências pedagógicas por meio da ferramenta de autoavaliação SAT (Self-Assessment for Teachers), disponibilizada pelo British Council de outubro a novembro.
O curso busca desenvolver professores em larga escala e em circunstâncias desafiadoras, integrando tecnologia ao ensino e à aprendizagem.
Sua abordagem permite desenvolver sistemas de formação continuada para um desenvolvimento sustentável de docentes da língua inglesa.
A metodologia inclui vídeos instrucionais, entrevistas com especialistas, sugestões bibliográficas, mentoria online com moderadores do British Council, grupo de interesse no WhatsApp e estudos de caso, entre outros recursos.