A ONG Soul Bilíngue está inscrições abertas no programa de cursos gratuitos de inglês e bolsas de intercâmbio para as turmas do primeiro semestre de 2024.
São oferecidas 330 vagas para jovens moradores do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, com idade de 18 a 26 anos, renda per capita familiar de até dois salários mínimos e que cursaram todo o ensino médico em escola pública.
As inscrições para o processo seletivo estão abertas e vão até 8 de dezembro (faça aqui). Há turmas para todos os níveis e não é necessário saber inglês para participar.
Inscrições nos cursos gratuitos de inglês
Todo o programa de inglês oferecido pela ONG Soul Bilíngue é gratuito, mas o processo seletivo possui uma contribuição social de R$ 30.
O programa é 100% online. Nele, da presença nas atividades às notas de prova, tudo conta pontos no ranking que definirá quem serão os oitos ganhadores de bolsas de estudo.
Desde 2019, a ONG e suas escolas internacionais parceiras foram responsáveis por enviar 40 jovens para estudar inglês na Austrália, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Malta e Nova Zelândia.
Para ser aprovado, os candidatos devem fazer um teste de nivelamento não eliminatório, que mede o conhecimento da língua, e cumprir diversas etapas e desafios.
Semestralmente, em média, 70% dos alunos aprovados na ONG são mulheres e população negra. O índice de recomendação de ex-estudantes é de 99% e 97% saem sentindo-se mais confiantes e preparados para falar inglês.
O programa da Soul Bilíngue
Em formato de game, com pontuação gerada a cada atividade desenvolvida pelo estudante, o programa Soul Bilíngue dura cerca de seis meses.
As aulas de inglês, os encontros com os psicólogos e os summits, encontros exclusivos que apresentam diversas formas acessíveis de um intercâmbio tornar-se realidade, ocorrem aos sábados.
Já as mentorias individuais focadas na conversação são agendadas de acordo com a disponibilidade do aluno e do mentor. Há mais de 300 voluntários na organização social.
Após aprovado no processo seletivo que mede o comprometimento e o interesse em realmente fazer parte do programa, cada jovem disputa as bolsas de intercâmbio de um mês no exterior.
Ficam com as oportunidades os que acumulam a maior pontuação ao final. O curso segue a metodologia Oxford de ensino.