Um homem com roupa parecida de técnicos da CPFL está dando golpes em idosos de Ribeirão Preto. Pelo menos, dois casos foram registrados na CPJ (Central de Polícia Judiciária) na última terça-feira (5), com diferença de apenas uma hora.
O primeiro caso aconteceu na rua Iguape, no Jardim Paulista, por volta das 9h. Segundo o B.O. (boletim de ocorrência), o criminoso bateu no portão de uma casa onde vive uma idosa de 89 anos dizendo que era da CPFL e que queria fazer a medição do relógio de energia elétrica.
Em contato com a reportagem do acidade on, a neta da idosa conta que o golpista chegou a mostrar um crachá. Ele entrou na residência e disse que teria que trocar uma peça do relógio porque teria aumentado o consumo de energia.
Neste momento, o criminoso pediu para entrar na casa da mulher para ver se teria aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. A vítima permitiu a entrada e foi até a cozinha com o suspeito. Foi quando ele disse que seria necessário que a idosa pagasse pela peça.
Em seguida, ele falou que iria voltar para fazer a troca da peça e foi embora a pé. Neste momento, a idosa percebeu que foi vítima do golpe e voltou para dentro da casa. Na cozinha, ela percebeu que o ladrão tinha levado a bolsa, onde estavam cartões, documentos pessoais e R$ 50.
A neta da idosa ainda diz que o golpista chegou a fazer compras com o cartão da idosa. Contudo, a compra foi cancelada e o valor foi estornado para vítima.
Outra vítima
A outra vítima foi assaltada na rua Goiás, nos Campos Elíseos, por volta das 10h. Neste momento, um homem com as mesmas características do golpista do caso do Jardim Paulista, apareceu na casa da vítima, um idoso de 91 anos, afirmando ser funcionário da concessionária de energia e que iria fazer a medição do consumo.
Neste momento, ele anunciou o assalto e retirou da cintura uma arma de fogo, obrigando o idoso a entregar o dinheiro, cartão de banco e documentos. Em seguida, o criminoso fugiu do local com R$ 1,5 mil da vítima.
O que diz a CPFL?
Em nota, a CPFL informou que os funcionários que prestam serviços para a companhia sempre comparecem devidamente identificados com crachás, uniformes, veículo com identificação da empresa e com a ordem de serviço para a execução da atividade.
“Contudo, caso o cliente ainda tenha dúvidas ou desconfie da abordagem, pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento, entre eles, o 0800 010 1010 (CPFL Paulista), e informar o número da ordem de serviços. Assim, poderá confirmar a sua autenticidade com o atendente”, afirma.
“Caso não seja possível realizar a confirmação no momento, a orientação da empresa é de que o cliente não permita a execução do serviço e não assine ou entregue qualquer documento. A empresa ainda ressalta que não realiza qualquer tipo de cobrança nas residências por supostos serviços e ajustes nas instalações elétricas. A atuação dos técnicos da CPFL ocorre apenas até o medidor de energia, ou seja, sem a necessidade de ingressar dentro das casas”, completa.
VEJA TAMBÉM
Pesquisadora da USP de Ribeirão Preto recebe prêmio internacional
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
LEIA MAIS
Excesso de telas na infância pode prejudicar saúde na vida adulta