A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo abriu uma audiência pública virtual para ouvir a população sobre o projeto do trem turístico entre Ribeirão Preto e Tambaú. Os interessados podem participar da consulta pela internet (clique aqui).
De acordo com a pasta, a consulta tem o objetivo de mapear as oportunidades de desenvolvimento do setor e traçar diretrizes para uma política de estado de fomento ao turismo ferroviário.
O estado estuda a criação de 10 trens turísticos na malha ferroviária de São Paulo, em trechos como Cruzeiro-Passa Quatro (MG) e Boituva – Laranjal Paulista, além de Ribeirão Preto-Tambaú, por exemplo.
“Com algumas adequações, podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente temos apenas 300 km sendo usados para o turismo, mas esse número pode aumentar”, afirma o secretário Roberto de Lucena.
Trens turísticos em SP
O Estado de São Paulo já conta com alguns passeios turísticos ferroviários, como são os casos do Expresso Turístico CPTM, a Maria Fumaça de Campinas, o Trem Republicano e o Trem de Guararema.
Expresso Turístico CPTM
Promove passeios que saem da Estação da Luz, no centro de São Paulo, para Jundiaí, Paranapiacaba ou Mogi das Cruzes. Os passeios são feitos em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952 com duração de 1h30 de viagem.
Maria Fumaça de Campinas
A bordo de uma locomotiva de 1958, o visitante viaja pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro com destino a Jaguariúna. São seis estações durante o trajeto e, ao chegar ao final, o trem faz uma pausa de 30 a 40 minutos – a viagem tem duração total de 3h30.
Trem Republicano
Trem Republicano parte das estações de Itu e Salto. A ferrovia, com apenas sete quilômetros de extensão, foi determinante para a escolha de Itu como o local da primeira Convenção Republicana do país.
Trem de Guararema
O Trem de Guararema é operado pela Regional Sul de Minas da ABPF na cidade de Guararema. O trem parte da estação central de Guararema, km 426 do Ramal de São Paulo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, e segue em direção à estação Luís Carlos, localizada no km 433 da ferrovia, na vila de mesmo nome, totalizando 14 km de passeio (ida e volta).
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