Todo final de ano é a mesma coisa. As pessoas colocam sua imaginação para funcionar. Muitos acreditam que certos detalhes podem fazer suas vidas mudarem no ano seguinte. Existe quem apela para a simpatia para ter mais dinheiro, conseguir um casamento e etc.
Você pode tanto fazer sua simpatia em casa como também em pleno réveillon em Copacabana. Seja amor, saúde ou dinheiro, tem sempre uma simpatia que promete dar uma ajudinha extra nos planos de ano novo.
Existem várias superstições e simpatias populares que as pessoas seguem durante a virada do ano. Confira as mais comuns:
1. Presentear Iemanjá
Na praia, muitas pessoas gostam de no último dia do ano levar presentes para Iemanjá. Flores, sabonetes, velas ou qualquer outra oferenda. A intenção é que todos os problemas sejam levados para o fundo do mar e devolvidos em forma de ondas, resultando em sorte para o ano que está por vir.
2. Simpatia da romã
A romã é conhecida como o símbolo da fertilidade e também da prosperidade. Diz a lenda que se você guardar sementes de romã na carteira vai ter sorte no novo ano. Há quem prefira as sementes de uva, com o mesmo objetivo. E uma terceira versão inclui folhas de louro no lugar dessas frutas.
Uma outra simpatia de ter fartura no ano seguinte é pegar a romã e cortá-la ao meio, escolher 3 sementes e segurá-las nos dentes à meia-noite. Após este momento, seque os grãos, envolva-os em um papel branco e guarde durante todo o ano.
3. Lentilha na ceia de Ano Novo
Muitos brasileiros dizem que não pode faltar na ceia de ano novo a lentilha. Segundo a lenda, o alimento simboliza a vinda de dinheiro e da fartura. Por isso, muita gente vai colocar no cardápio da ceia de ano novo a lentilha na intenção que o novo ano seja de muito dinheiro e comida. Dizem que uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda.
4. Pular sete ondas à meia-noite
Para quem vai passar o réveillon na praia, existe uma simpatia: pular as sete ondas. É uma superstição grega. Segundo eles, o mar tem um poder espiritual e pode renovar nossas energias.
E por que sete?
O 7 é um número espiritual e, ao pular as ondas, você invoca Iemanjá, que dá forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir.
5. Roupa branca no Réveillon
Dizem que se você usar roupa branca no Réveillon vai atrair paz para o ano que vai chegar. A tradição veio das tribos africanas que usavam trajes brancos, cor que simboliza a paz e purificação espiritual, para homenagear Iemanjá na virada do ano.
6. Vinho/Espumante para a virada do ano
Nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida, e por ser feito com uvas, acredita-se que a bebida traz sorte e prosperidade para o novo ano.
O vinho também faz parte de uma tradição europeia: brindar com espumante a virada do ano era uma exigência da alta sociedade da época, que tinha o hábito de comemorar as conquistas do ano que passou.
Leia também | 8 técnicas cientificamente comprovadas de estudar melhor
7. Evitar consumo de aves na ceia de Ano Novo
Para os mais supersticiosos, comer aves na virada do ano não é bom! Por exemplo, quem come galinha no réveillon pode ter uma espécie de retrocesso para o ano que se inicia. O motivo é porque a galinha ‘andar para trás’ enquanto cisca, alguns grupos optam por evitar comer carne de frango antes do ano-novo.
Segundo os supersticiosos é recomendável comer carnes suína, bovina ou peixes, pois são animais que se movimentam para frente.