Saiba quais são as novidades do Museu Casa de Portinari em homenagem aos 120 anos do artista

Author:


O Museu Casa de Portinari, na cidade de Brodowski, região de Ribeirão Preto, foi presenteado no último sábado (2), com novidades em seu acervo e estrutura, devido ao aniversário do artista.

Portinari completaria 120 anos, no dia 29 de dezembro, caso estivesse vivo.

Entre as novas mudanças estão a ampliação da área expositiva, que agora conta com um Centro de Pesquisa e Referência exclusivo, e o restauro de pinturas murais e em relevo.

“A celebração dos 120 anos de Candido Portinari é um momento muito importante para a arte e também para a história do Museu que se dedica a preservar e compartilhar com o público toda a trajetória do artista.”, disse a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.

Centro de Pesquisa e Referência

O novo Centro de Pesquisa e Referência ganhou o nome do filho do artista, João Candido Portinari. Ele foi alocado em um imóvel vizinho à sua sede, que pertence ao descendente do pintor.

O público que for a instituição encontrará obras até então desconhecidas. São três pinturas murais e cinco de baixos-relevos, cujas autorias deverão ser determinadas após pesquisa de especialistas, que apontam evidências de que Portinari pode ser autor de alguns dos trabalhos.

De acordo com Administração do local, a dúvida permanece porque em meados da década de 1940, o artista plástico manteve o seu ateliê por algum tempo nesta residência, recebendo, inclusive, amigos e discípulos, que poderiam ter produzido as obras.

Por meio da análise de documentos históricos, o novo espaço também enfatizará a relação de Portinari com outros artistas da época, evidenciando o uso da casa da família em Brodowski, como refúgio e espaço de inspiração, mas também como local de trabalho e descobertas.

Novidades no acervo

Além da ampliação na estrutura, o museu apresenta novidades em seu acervo, como fotos de família e mais informações sobre os instrumentos usados por Portinari na produção artística.

Alguns dos instrumentos eram improvisados pelo artista, já que em Brodowski não havia oferta de ferramentas específicas para pintores.

Abertura do Centro de pesquisa e Referência João Cândido Portinari (acima); Na foto, secretária da Cultura do governo paulista, Marília Marton, e João Cândido Portinari (Foto: Leandro Donizeti).

VEJA TAMBÉM

Idosa tem galo de estimação furtado na região de Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.

LEIA MAIS

Estudo alerta para o perigo de alimentar cães com carne crua





Source link

Leave a Reply