O Programa de Controle do Tabagismo da secretaria municipal da Saúde, reuniu na manhã desta sexta-feira, 1º de dezembro, para diplomação, 130 ex-fumantes que participaram do programa de controle do tabagismo e abandonaram o vício a mais de seis meses. A cerimônia aconteceu no auditório do CRE Central – Centro de Referência em Especialidades. Além dos diplomados, o evento reuniu outros pacientes que conseguiram deixar o vício no tabaco, a mais tempo.
A diplomação foi acompanhada pela secretária adjunta da Saúde, Adriana Mafra Brienza, pela diretora do departamento de Atenção Á Saúde das Pessoas, Vanessa Borin Danelutti, Rute Casas Garcia, coordenadora de Educação Permanente da pasta e Guilherme Gonçalves, Gerente do NGA – Núcleo de Gestão Assistencial.
“Eu sou de uma geração que fumar era bacana e vejo amigos que fumam em condições difíceis de saúde e tentando largar o tabagismo. O programa proporciona isso, um trabalho complexo ligado a promoção muito gratificante, um grupo consolidado em promoção à saúde que traz resultados em qualidade de vida, parabenizo todos pela vitória”, ressaltou a secretária adjunta, Adriana Brienza.
“Sei o quanto é importante esse momento para quem está sem fumar a mais de seis meses, é difícil e precisa reagir, e foi o que vocês fizeram. Não é simples, mas eu parabenizo todos vocês”, comemorou Rute Cassas Garcia em seu discurso.
Controle do Tabagismo
O Programa tem o objetivo de ajudar os participantes a deixarem de fumar, por meio de estratégias e informações necessárias, o direcionamento dos esforços pessoais para este objetivo.
O Aconselhamento Terapêutico Estruturado/Abordagem Intensiva possui abordagem ativa e prática, incentivando o paciente a aplicar em diversos aspectos da sua vida, o que aprendeu no programa.
Normalmente são realizados grupos, de 01h30 de duração uma vez por semana, por quatro semanas.
Por que quatro sessões?
O programa com esta duração demonstra tanta efetividade quanto um programa mais longo. São abordados os comportamentos, pensamentos e sentimentos que se sucedem ao tomar a decisão de parar de fumar e, de fato, parar de fumar. A interação do grupo auxilia no incentivo e apoio entre os participantes, em sessões estruturadas.
Inscrição
O participante deve comparecer pessoalmente à unidade para realizar a inscrição para participar dos grupos. Não é necessário encaminhamento médico, apenas a motivação em parar de fumar.
Etapas do programa
Avaliação
Após a inscrição, será agendada uma consulta inicial, para a Avaliação Clínica e aplicação do teste de Fagerstrom, que mede o grau de dependência à nicotina e definição do tratamento:
Abordagem cognitivo comportamental Abordagem cognitivo comportamental + tratamento farmacológico (adesivo de nicotina, bupropiona e/ou ansiolítico).
Intervenção
Sessão 1: Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde.
Sessão 2: Os primeiros dias sem fumar.
Sessão 3: Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar.
Sessão 4: Benefícios obtidos após parar de fumar.
Manutenção
A Manutenção tem o objetivo de prevenir recaídas. São realizadas, após as 4 sessões de intervenção, e depois, uma sessão mensal até completar-se 1 ano sem fumar.
Onde procurar
NGA-59 Atendimento: quarta-feira das 08h às 12h. Agendamento: procurar pessoalmente balcão da pneumologia no NGA de segunda a sexta das 08h às 16h.
CRE Central Atendimento: segunda à quinta-feira das 13h às 17h. Agendamento: dirigir-se pessoalmente ao balcão da recepção de segunda à sexta das 08h às 16h.
CSE Sumarezinho (Cuiabá) Atendimento: terça-feira a partir das 14h às 17h. Agendamento: procurar pessoalmente a equipe de enfermagem da sala 30.
CEREST Atendimento: quarta-feira das 13h às 16h. Agendamento: dirigir-se pessoalmente ao balcão da recepção de segunda à sexta das 08h às 16h.
CAPS III – Rua Pará, 1,280 (TEMPORARIAMENTE SEM ATENDIMENTO INTENSIVO)
USF Núcleo 2 USF Núcleo 5 USF Núcleo 6 USF Jardim Marchesi USF Maria Casagrande UBS Vila Tibério
(TEMPORARIAMENTE SEM ATENDIMENTO INTENSIVO)
CSE Vila Tibério
(TEMPORARIAMENTE SEM ATENDIMENTO INTENSIVO)
USF Jardim Paulo Gomes
(TEMPORARIAMENTE SEM ATENDIMENTO INTENSIVO)