A jovem que aguardava o nascimento de quíntuplos foi hospitalizada para uma curetagem na última quinta-feira (30), ao receber a notícia de um aborto.
Após a conclusão do procedimento, ocorrido durante a madrugada, Sara Campos da Silva, com 18 anos, permaneceu internada para observação na unidade de saúde localizada em Nilópolis, na Baixada Fluminense, localizada na Região Metropolitana de Rio do Janeiro.
O que é curetagem uterina?
A curetagem é um procedimento cirúrgico no qual a parede do útero é raspada para eliminar seu conteúdo, sendo recomendada em casos de aborto ou sangramento uterino grave. Em determinadas situações, também é prescrita para avaliar o endométrio.
Apesar de ser considerada uma intervenção segura, a curetagem aumenta o risco de infecções uterinas e perfuração do útero. Por esse motivo, é fundamental discutir com o médico sobre os potenciais riscos e seguir as preparações adequadas antes da cirurgia.
Realizada por um ginecologista em uma clínica ou hospital, a curetagem é geralmente administrada sob anestesia, nem sempre necessariamente geral. Isso permite que a mulher, em muitos casos, retorne para casa algumas horas após o procedimento.
A indicação da curetagem uterina abrange:
- Remoção de restos ovulares em situações de aborto;
- Extração de resíduos placentários após um parto normal;
- Contenção de sangramento uterino intenso;
- Eliminação de pólipos;
- Diagnóstico de certos tipos de câncer uterino;
- Retirada de tecidos anômalos do útero em casos de gravidez molar.
Como é realizada a curetagem uterina ?
A curetagem uterina é conduzida por um ginecologista em uma clínica ou hospital, geralmente sob anestesia. Durante o procedimento, a mulher costuma permanecer deitada de barriga para cima, com as pernas apoiadas, proporcionando ao médico a capacidade de realizar a curetagem através do canal vaginal.
Frequentemente, são empregados instrumentos específicos para facilitar a visualização e manter o colo do útero na posição adequada. Em alguns casos, a dilatação do colo uterino é necessária, utilizando varetas especiais de diferentes tamanhos, permitindo a passagem da cureta, o instrumento utilizado para a raspagem do útero.