Muitas vezes pode acontecer da pessoa sentir uma tontura, fraqueza e uma sensação que vai desmaiar. Isso acontece quando a sua pressão arterial está baixa. Mas nem sempre pressão baixa quer dizer que você está com algum problema de saúde.
A pressão baixa pode diminuir sua qualidade de vida e causar certos desconfortos. No entanto, essa condição não pode ocorrer de maneira recorrente. Estar sempre com a pressão baixa é sinal que existe algo de errado com sua saúde.
De acordo com a medicina, é considerado pressão baixa quando a pressão arterial é inferior a 90×60 mmHg, ou 12 por 8.
Considera-se que uma pessoa está com pressão baixa, ou hipotensão arterial, quando esses níveis são menores que 9 por 6.
Sintomas da pressão baixa
Os principais sintomas são:
- Tontura;
- Desmaio;
- Vertigem;
- Visão embaçada;
- Náuseas;
- Fadiga;
- Falta de concentração.
A pressão arterial pode baixar pelos seguintes motivos: longos períodos de jejum, calor intenso, movimentos bruscos ao levantar, excesso de consumo de diuréticos, entre outras causas.
Em situações mais graves a pessoa pode ter: Confusão, esfriamento do corpo, respiração ofegante e batimentos cardíacos acelerados.
Existem causas que podem levar a sua pressão ficar baixa. Isso pode ocorrer em situações que favorecem a perda do controle do fluxo de sangue e a hipovolemia (diminuição da quantidade de sangue no corpo).
Leia também | Os 100 nomes mais estranhos já registrados no Brasil
Quando ir ao médico?
Quando essas situações acontecem com frequência é hora de ir ao médico para que ele possa avaliar os motivos da queda de pressão constante.
O tratamento da hipotensão arterial é determinado pelas características, gravidade e causas dos sintomas.
Quando acontecer uma queda brusca de pressão arterial, você pode controlar a crise da seguinte forma:
Procure deitar numa posição confortável (o mais recomendado é ficar com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça).
Ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.