Harvard, uma das universidades mais prestigiosas do mundo, anunciou o lançamento de um curso acadêmico inusitado, dedicado especialmente à análise da trajetória da estrela pop, Taylor Swift.
Intitulado “Taylor Swift e Seu Mundo”, o curso será oferecido no primeiro semestre de 2024. Segundo o Departamento de Inglês da Universidade de Harvard, as aulas permitirão aos alunos a oportunidade de estudar as canções, letras e impactos culturais envolvidos na carreira da artista.
O objetivo do curso sobre Taylor Swift
Stephanie Burt, professora e fã de Swift desde 2009, vai conduzir as aulas. A intenção do curso é analisar as mudanças na cultura americana sob o prisma da carreira da cantora e de suas letras.
“Swift é conhecida por sua mudança bem documentada do gênero country para a música pop, que coincidiu com sua mudança de Nashville para Manhattan. Burt pretende explorar este movimento no contexto da mudança no relacionamento do Sul com o resto dos Estados Unidos”, pontuou a universidade.
O foco do novo curso será explorar as letras da cantora e uma série de autores que influenciaram sua visão de mundo.
A própria Burt enfatiza a importância da artista ao indicar que ela representa “uma figura que estabelece relações complexas e mutáveis com a ideia de americanidade e com a ideia da americanidade branca e central”.
Além disso, a professora destaca que Swift está envolvida com o “cânone literário”, às vezes nomeando influências em suas músicas. Como em “The Lakes”, quando ela canta a frase “diga-me quais são meus Wordsworth”, fazendo referência ao poeta inglês William Wordsworth.
Qual será o conteúdo do curso?
O curso abordará a carreira de Taylor Swift em detalhes e permitirá que os alunos mergulhem nas múltiplas camadas de sua influência.
Além disso, as letras, apresentações e opiniões políticas da cantora passarão por análises em sala de aula. Enquanto isso, os alunos deverão fazer um trabalho investigando aspectos importantes da vida e da carreira da artista.
Acima de tudo, a professora espera que o curso atinja pessoalmente os estudantes de Harvard: “Taylor Swift é uma ótima maneira de pensar sobre como é ter muitos olhos voltados para você e se perguntar o que você faz com seu privilégio.”
“Olhar em volta e perguntar: ‘Sou muito ambicioso e cheguei a este lugar quando era muito jovem. O que eu faço em seguida? O que eu faço com toda essa atenção?’”, acrescenta Burt.
Taylor Swift conquistou 12 Grammys, é a artista mais ouvida no Spotify e, atualmente, está em turnê pelo mundo com a “The Eras Tour“.