Com a Black Friday se aproximando, consumidores de todo o país se preparam para aproveitar as promoções e descontos oferecidos por diversas lojas nesta sexta-feira, 24 de novembro. No entanto, é preciso ficar atento aos golpes bancários que, infelizmente, tornam-se mais comuns nessa época do ano.
A Caixa Econômica Federal listou os principais golpes comumente aplicados e forneceu valiosas dicas de prevenção. Uma história recente que ilustra a importância da vigilância online é a de Dona Maria do Rosário, uma aposentada de 70 anos.
Ela recebeu uma mensagem em seu celular alegando problemas no pagamento de um boleto em sua conta. Intrigada, Dona Maria decidiu entrar em contato com o número fornecido na mensagem. Após confirmar seus dados, foi alertada por um suposto atendente, identificado como André, de que se tratava de um golpe. Ele orientou a aposentada a atualizar o aplicativo do banco, enviando um link pelo WhatsApp.
Ao clicar no link, o aplicativo fechou abruptamente. Ao acessar sua conta pelo celular, Dona Maria do Rosário descobriu duas transferências não reconhecidas. Este é um exemplo do Golpe da Falsa Central de Atendimento, uma prática comum que tem como alvo clientes desavisados.
Para evitar cair em golpes semelhantes, José Abílio de Paiva Ramos, gerente nacional de detecção e reação à fraude da Caixa, enfatiza a importância de estar alerta a contatos inesperados e situações de urgência. Ele aconselha a interromper imediatamente ligações suspeitas e entrar em contato diretamente com o banco pelos canais oficiais.
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Principais golpes bancários
Conheça as fraudes mais aplicadas e fique alerta às dicas de segurança fornecidas pela Caixa para não virar vítima de uma delas nesta Black Friday:
1. Golpe da Falsa Central de Atendimento:
Os criminosos se passam por funcionários do banco, alegando problemas nos cartões, PIX agendados ou contas das vítimas. Porém, as instituições financeiras não solicitam informações pessoais e confidenciais por telefone. Em caso de dúvida, entre em contato pelos canais oficiais do banco.
2. Golpe do Falso Motoboy:
Os golpistas se passam por representantes do banco, solicitando senhas e dados pessoais. Eles instruem o cliente a cortar o cartão ao meio e entregá-lo a um falso motoboy que irá até a residência da vítima.
- O banco nunca recolhe cartões em domicílio;
- Não compartilhe dados confidenciais e nunca entregue seu cartão a desconhecidos;
- Ao descartar um cartão, corte o chip para evitar possíveis uso indevido; e
- Mantenha sempre suas senhas em sigilo.
3. Golpe da Maquininha:
Golpistas aproveitam o momento do pagamento para cobrar valores indevidos. Observe a aparência da maquininha, confira sempre o valor a ser pago exibido na maquininha, ative notificações via SMS, assim receberá sempre que um pagamento for efetuado com o seu cartão, e utilize sempre aplicativos de entrega confiáveis.
4. Golpe da Troca do Cartão:
Criminosos observam a senha digitada e trocam o cartão do cliente por outro. Importante não entregar o cartão ao atendente, insira você mesmo na maquininha, não perca de vista o cartão durante o pagamento e confira se o cartão devolvido é o seu realmente.
5. Golpe do Cartão Preso no ATM:
Golpistas instalam dispositivos nos terminais de autoatendimento para prender o cartão.
Evite aceitar ajuda de estranhos no caixa eletrônico, procure um funcionário da agência se o cartão ficar preso e contate a central de atendimento do banco se necessário.
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Canais oficiais da Caixa
A Caixa reforça a importância de manter-se informado e vigilante, adotando práticas de segurança para evitar cair em golpes durante a Black Friday e em qualquer outra época do ano. O banco disponibiliza uma cartilha de segurança digital com mais informações sobre proteção contra fraudes.
Em caso de mensagens suspeitas, entre em contato pelos canais oficiais da Caixa:
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