A novela Terra e Paixão está entrando em sua reta final e mais uma morte vai assombrar Nova Primavera, causando pânico na população. A trama que vai ao ar no horário nobre da TV Globo, é escrita pelo autor Walcyr Carrasco.
O enredo traz à cena a luta entre o rei da soja e a humilde professora que se tornou herdeira de uma fazenda que além de terras férteis, também possuem um veio de pedras preciosas.
Diante de tanto valor que tem as terras de Aline, o todo poderoso Antônio La Selva, Irene e agora Agatha estão dispostos a fazer o que for possível para ficar com a propriedade da professora.
Muito sangue já foi derramado por causa destas terras e outra morte está prestes a acontecer. Um personagem inesperado perderá a vida pelas mãos de Irene que continua cada vez perversa.
Como Sidney, capataz de Antônio La Selva, sabe que foi Irene a culpada pela morte de Daniel, que mandou sabotar o carro para que Caio se acidentasse, contudo, seu plano deu completamente errado e quem acabou falecendo foi seu filho mais amado.
Tadeu vai testemunhar o assassinato e vai se calar para encobertar Irene, vale ressaltar que foi o administrador da cooperativa foi o mandate da morte de Nice, e quem executou o trabalho foi Sidney.
Para Tadeu e Irene que possuíam rabo preso com o capataz, a morte de Sidney será um alívio, contudo, não existe um crime perfeito e por isso nessa reta final da novela muita coisa deve acontecer.