Se o calor está sendo insuportável para muita gente, imagina para os animais de estimação. Você pode imaginar os cães e gatos, cheios de pelos, vão sofrer muito com a temperatura subindo.
Ao perceber que o seu pet está babando mais do que o normal, com a língua para fora, meio ofegante, ou sem apetite durante o dia, já é sinal de que o seu bichinho está sentindo os efeitos do forte calor.
Com temperaturas com sensação térmica de 50 a 60 graus em algumas regiões tem deixado muita gente se sentindo mal. O mesmo acontece com os bichos.
Veja como o calor afeta o seu pet
Insolação
Em dias de altas temperaturas, o seu pet pode superaquecer rapidamente, levando à exaustão por calor e insolação. Isso pode causar danos aos órgãos internos dos animais e, caso não tratadas imediatamente, podem ser fatais.
Nesse período você tem que ficar atento para o animal não ficar desidratado. Por isso, ele deve ter acesso constante à água fresca e manter o animal hidratado durante os dias quentes.
Queimaduras
Nesses dias quentes o seu animal pode queimar as almofadas das patas. Por isso, evite que eles caminhem em superfícies muito quentes. Animais de pele clara ou com pelo curto também podem ficar sujeitos a queimaduras solares. As áreas mais expostas, como nariz e as orelhas. Proteja-os do sol quando estiverem ao ar livre.
Problemas respiratórios
Aqueles animais com focinho curto, como buldogues e pugs, são mais susceptíveis a problemas respiratórios em climas quentes. O calor vai fazer com que esses animais tenham uma respiração difícil. Eles também podem apresentar sinais de cansaço.
Em climas mais quentes, alguns cães podem ficar muito ativos, que pode deixá-los exaustos rapidamente. Sendo assim, diminua o exercício durante os dias mais quentes.
Parasitas
Muitos cães e gatos em calor muito forte podem ter um aumento de parasitas, como pulgas e carrapatos. Por isso, deixei seus animais protegidos contra esses parasitas e verifique-os regularmente.
Leia também | Dicas de sorvete para você se deliciar no calor
Dicas para proteger seus pets do calor excessivo
- Sempre ofereça água limpa e fresca;
- Evite passear com seu pet em horários muito quentes ou de muito sol. Os passeios devem ser feitos antes das 10h e depois das 16h;
- Use protetor solar para pets;
- Não exagere nos exercícios nos dias de calor com o pet;
- Nunca deixe o pet sozinho no carro;
- Cuidados na praia e em parques;
- Preste atenção aos sinais de cansaço e desconforto;
- Cuidados extras com animais de focinho curto;
- Ofereça um espaço com sombra e circulação de ar constante;
- Evite viagens longas ou mantê-los dentro de um carro parado;
- A tosa é uma ótima opção para aliviar o calor e evitar a contaminação por parasitas.