Cerca de 70 pacientes que fazem sessões de hemodiálise, em uma clínica da zona Sul de Ribeirão Preto, podem ser prejudicados neste sábado (18), se o abastecimento de água não voltar no local.
O problema na unidade onde é realizado o procedimento começou durante a madrugada desta sexta-feira (17), quando o reservatório emitiu um sinal de que não estava sendo abastecido.
De acordo com a nefrologista Maria Terezinha Vanucchi, devido ao problema, foi necessário reduzir o tempo de cada sessão, para que a quantidade de água reservada conseguisse atender todos os pacientes.
“Quando a água chega da rua ela passa por um tratamento e vai para um reservatório que a gente é obrigado a ter por lei. Esse reservatório é justamento pra não depender da água da rua, mas a reserva é o suficiente para 24h e já está acabando”, disse em entrevista a EPTV.
Importância da água
A médica ainda explica que a água é fundamental para que o tratamento seja realizado de forma correta. Caso a situação não seja normalizada, Maria Terezinha não descarta a possibilidade de morte de alguns pacientes.
“É impossível fazer hemodiálise sem água, porque o próprio nome já diz, é a lavagem do sangue. Para você lavar alguma coisa, precisa de água. […] Quando tem falta por qualquer motivo, a gente repõe a diálise do paciente, pede para ele vir outro dia porque nós temos máquinas de reserva, então eles podem vir. Agora falhar a diálise não pode, de jeito nenhum”.
O que diz a Saerp
Em nota, a Saerp (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), informou que o abastecimento apresenta problemas em alguns pontos da cidade por causa do consumo de água intensificado pela onda de calor.
O órgão ainda disse que dois novos poços estão sendo perfurados na Lagoinha e no Jardim Paiva, mas que é preciso reduzir o consumo. (Com a EPTV)
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Família de paciente reclama da falta d’água em UPA de Ribeirão Preto