A Saerp (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) divulgou um comunicado, nesta quinta-feira (16), pedindo para que a população reduza o consumo de água e adote medidas de reaproveitamento imediatamente.
O comunicado diz que “a cidade é abastecida unicamente pela água retirada do Aquífero Guarani, sendo sua recarga através das chuvas e de maneira muito lenta”, ou seja, a falta de chuva na região pode afetar a distribuição de água.
Mesmo com a previsão de chuva para a semana que vem, a pasta afirmou que não se tem dimensão de qual é o tempo necessário para a recarga da água.
“Como a retirada de água do aquífero Guarani se mantém constante ao longo do tempo, ou menor, um aumento no consumo pode acarretar desabastecimento no horário de pico, quando temperaturas mais altas são atingidas”, explicou a Saerp.
Segundo o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), em Ribeirão, cada morador consome, em média, 253 litros de água por dia, um dos maiores consumos do Brasil. E nessa época de altas temperaturas, o consumo pode aumentar mais de 20%.
Trabalhos estão sendo realizados
No comunicado, a Saerp reforça que “vem trabalhando com as equipes em todas as regiões do município, realizando manobras e otimizando o sistema de abastecimento a fim de garantir água para todos os munícipes“.
No entanto, “é fundamental que cada morador se conscientize da necessidade de reduzir o consumo de água a fim de garantir o abastecimento para todos”.
Veja as dicas da Saerp:
- Que a residência tenha pelo menos uma caixa d’água de 1.000 litros, pois no período noturno o consumo diminui e as pressões de abastecimento se normalizam, enchendo a caixa e garantindo água para o dia seguinte a todos;
- Que o chuveiro e as principais torneiras, como da cozinha e do banheiro, sejam ligadas à caixa d’água;
- Não utilizar água do abastecimento para lavar quintal ou carro, e sim de reaproveitamento de água da chuva e da máquina de lavar;
- Tomar banhos rápidos, desligando o chuveiro na hora de se ensaboar;
- Ao escovar os dentes, fechar a torneira;
- Verificar se não há pequenos vazamentos em válvulas de descarga ou em torneiras;
- Deixar acumular as roupas para lavar de uma única vez, economizando água e energia.
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Moradores de várias regiões de Ribeirão Preto reclamam de falta d’água