A vereadora Duda Hidalgo (PT) protocolou um projeto de lei que institui e inclui no calendário oficial de eventos de Ribeirão Preto o Dia do Zé Pelintra, cultuado por religiões de matriz africana.
Segundo a proposta, que deu entrada na Câmara Municipal na última quarta-feira (8), o Dia do Zé Pelintra vai ser celebrado anualmente no primeiro domingo do mês de julho. A criação da data não significa que ela será feriado.
Na justificativa do projeto, Duda Hidalgo afirma que Zé Pelintra é o “patrono dos bares, o mestre da boemia”. “Sendo Ribeirão Preto uma cidade reconhecida como capital do chope e dos bares não há figura que melhor represente o espírito de nossa urbe”, afirma.
A parlamentar ainda cita o preconceito que as religiões de matriz africana sofrem, mesmo presentes na cultura brasileira. “Dedicar um dia a este personagem tem, portanto, o condão de trazer para o dia a dia da população um pouco desta expressão religiosa, combatendo as crendices que mantém acesos os medos e preconceitos”, pontua.
O projeto de lei ainda afirma que a criação do Dia do Zé Pilintra reforça a “laicidade do estado e a diversidade de cultos existentes”.
A proposta ainda precisa ser discutida nas comissões permanentes da Câmara Municipal, antes que possa ser levada para plenário para votação.
No Rio de Janeiro
Em agosto de 2022, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o Dia do Zé Pelintra, comemorada no dia 7 de julho. A proposta foi promulgada pelo próprio Legislativo do Rio de Janeiro um mês depois.
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
LEIA MAIS
Já é Natal: Tudo sobre o Papai Noel nos shoppings de Ribeirão Preto