IFFar abre inscrições para Cursos de Graduação

Autor(a):


O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) abre amanhã, dia 18 de outubro, o período de inscrição para o Processo Seletivo 2024 para os Cursos de Graduação. Estão sendo ofertadas centenas de vagas para o ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2024.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Instituto, as inscrições para concorrer às vagas ofertadas nos cursos superiores serão recebidas a partir da quarta-feira, dia 18 de outubro.

Nessa quarta o IFFar publicará também o edital de abertura das inscrições, com todas as datas do Processo Seletivo 2024 e o número total de vagas ofertados. Veja a seguir como se inscrever e como será o processo de seleção dos candidatos!

Processo Seletivo 2024: Inscrições

Como acontece tradicionalmente, o IFFar receberá as inscrições para a seleção exclusivamente de forma virtual. Nesse sentido, os interessados deverão acessar o site do Instituto e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. 

No momento da inscrição, o candidato deverá informar todos os dados pessoais, escolares e de contato solicitados. Além disso, será necessário escolher uma opção de curso de graduação, considerando o campus de oferta. 

IFFar
O IFFar está ofertando diversos cursos superiores presenciais e EAD. Imagem: Reprodução/ IFFar

É também no ato da inscrição que os estudantes devem indicar se desejam concorrer às vagas ofertadas em ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas.


Você também pode gostar:

O IFFar sempre reserva parte das oportunidades para estudantes egressos de escolas da rede pública, de acordo com o estabelecido na Lei de Cotas. Portanto, haverá também percentual de vagas exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

Processo de seleção

A seleção para ingresso nos cursos de graduação do IFFar será feita por meio do aproveitamento das notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Desse modo, o Instituto não aplicará novas provas para fins de classificação dos candidatos. 

Para participar do Processo Seletivo 2024, os estudantes devem ter o Ensino Médio completo ou estar em vias de concluir essa etapa da educação formal ainda este ano. Além disso, o candidato deve ter feito uma das edições do Enem aceitas pelo IFFar para fins de classificação. 

Segundo o Instituto, o candidato pode optar por uma das nota das edições do exame realizada nos anos de 2009 até 2023. As inscrições para o Enem 2023 já foram recebidas. De acordo com o cronograma do Inep, as provas do exame serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. 

Oferta de cursos 

O IFFar está ofertando vagas para ingresso em diversos cursos de graduação ministrados de forma presencial e a distância (EaD). As oportunidades são para o primeiro semestre de 2024. De acordo com o Instituto, os cursos ofertados em cada um dos campi são os seguintes:

  • Campus Alegrete: Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Matemática, Química, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção de Grãos.
  • Campus Frederico Westphalen: Administração, Ciência da computação, Medicina Veterinária, Matemática.
  • Campus Jaguari: Sistemas Elétricos.
  • Campus Júlio de Castilhos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Matemática, Gestão do Agronegócio.
  • Campus Panambi: Agronomia, Engenharia de Controle e Automação, Química Industrial, Ciências Biológicas, Sistemas para Internet.
  • Campus Santa Rosa: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Matemática, Alimentos.
  • Campus Santo Ângelo: Computação, Gestão do Agronegócio, Estética e Cosmética, Sistemas para Internet.
  • Campus Santo Augusto: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Computação, Alimentos, Gestão do Agronegócio.
  • Campus São Borja: Sistemas de Informação, Física, Matemática, Gestão do Turismo, Gastronomia.
  • Campus São Vicente do Sul: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Química, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Pública. 

Já os cursos EAD ofertados são os de Licenciatura em Pedagogia ofertados pelo Campus Jaguari e pelo Campus São Vicente do Sul.

Acesse o site do IFFar para mais informações sobre a seleção.

Leia também Inep inicia reaplicação das provas do Encceja 2023 nesta terça-feira (17); saiba mais.

Siga o Notícias Concursos no Google News e receba novidades sobre Benefícios Sociais, Concursos, Empregos, Dicas e muito mais.

Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *