Você já pensou como uma pequena semente pode ter tantas utilidades e benefícios? Pois é, a semente de abóbora, um alimento corriqueiro e, muitas vezes, subestimado, é um verdadeiro tesouro nutricional.
Como um ingrediente versátil na cozinha, a semente combina bem com salgados, saladas, sucos, e até mesmo iogurtes, ao mesmo tempo em que traz diversos benefícios para a saúde.
Por que a semente de abóbora é tão benéfica para a saúde?
A semente de abóbora é uma pequena bomba de nutrientes detentora de incontáveis benefícios. Ela não apenas ajuda a controlar a fome, fundamental para quem busca o emagrecimento, mas também pode contribuir significativamente para a regulação da glicose no sangue e para a otimização do funcionamento do organismo se for consumida diariamente.
Ela é extremamente rica em fibras e gorduras benéficas à saúde. Além disso, é uma fonte de vitaminas e minerais que atuam na prevenção e controle de várias doenças.
A semente de abóbora realmente ajuda no emagrecimento?
As sementes de abóboras são consideradas aliadas no processo de emagrecimento, sendo ricas em fibras que promovem a sensação de saciedade.
Além disso, elas possuem 19g de proteína por cada 100g, auxiliando na reparação dos tecidos após os treinos, o que aumenta a massa muscular. Por isso, para quem tem o objetivo de ganhar volume muscular, é interessante incluir o alimento na rotina.
Para consumir, a semente deve ter sua casca interna retirada. Então, a parte interna pode ser consumida pura, triturada ou inteira. O ideal é que seja assada.
Outros benefícios da semente
A semente de abóbora está relacionada à melhora da fertilidade, da saúde cardíaca, do funcionamento intestinal e do controle do açúcar no sangue. Abaixo, veja mais benefícios.
- Controle do diabetes: a semente de abóbora tem propriedades que estimulam a secreção de insulina e a sensibilização do hormônio responsável pelo transporte do açúcar no sangue para as células do corpo. Além disso, suas fibras podem diminuir o índice glicêmico das refeições e evitar o pico repentino de glicose. Isso torna as sementes de abóbora um alimento essencial para a prevenção e controle do diabetes tipo 2.
- Reduz a inflamação: uma excelente fonte de ômega-3, a semente exerce uma ação anti-inflamatória contra os processos de estresse ou de doenças que possam estar causando um estado do inflamação do corpo.
- Auxilia na produção de testosterona: como essas sementes são ricas em zinco e magnésio, importantes para a formação do hormônio sexual masculino, elas são uma excelente opção para aumentar a produção desse hormônio.
- Alivia a dor de barriga: por causa do magnésio, ajuda a aliviar a dor de barriga e as cólicas menstruais.
- Combate a anemia: são uma excelente fonte vegetal de ferro e, por isso, ajudam a combater a anemia. Vale lembrar de consumir a semente de abóbora junto com um alimento rico em vitamina C, o que favorece a absorção de ferro.
Como você pode ver, incluir sementes de abóbora na rotina pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Por isso, que tal começar a introduzir essa pequena, mas poderosa, semente no seu dia a dia?